domingo, 11 de abril de 2010

GARRINCHA "O anjo das pernas tortas"


Manoel Francisco dos Santos
28/10/1933
Pau Grande-Magé( Rio de Janeiro )
Ponta Direita

Seleção Brasileira : Copas do Mundo de 1958 e 1962; Botafogo : Campeonato Carioca 1957,1961 e 1962; Rio x São Paulo : 1962 e 1964

Eis que surge na década de 50 no Botafogo, um jovem de pernas tortas que gostava de caçar passarinhos. Apelidado de Garrincha acabou se transformando no maior ídolo da história do Clube. Já no primeiro treino deixou Nilton Santos completamente louco quando jogou uma bola por entre as suas pernas e deu outros dribles incríveis. Ao término do treino o próprio Nilton Santos recomendou aos dirigentes a contratação do jovem de pernas tortas. Seu primeiro jogo foi contra o Bonsucesso onde marcou três gols e o Botafogo venceu a partida por 6 x 3 . A partir daí todos foram percebendo que Garrincha não era apenas um jogador habilidoso, era também um grande goleador
Mais do que um atacante espetacular, era um verdadeiro espetáculo vê-lo deslizar pela ponta direita, demolindo todos aqueles que tentavam pará-lo. Era símbolo maior do futebol moleque, irreverente, de cruzamentos precisos e muita ingenuidade. O seu primeiro treino no Botafogo foi coberto de desconfiança por causa de suas pernas tortas. O apelido Garrincha veio de uma ave que ele costumava caçar na infância.
Durante a sua permanência no Botafogo marcou 242 gols em 614 jogos, tornando-se o terceiro maior artilheiro do clube em todos os tempos. Foi campeão mundial pelo Brasil em 58 e 62. Garrincha pelas suas magníficas apresentações passou a ser chamado de Alegria do Povo. Os dribles de Garrincha levaram o Botafogo ao Título Carioca em 57 na vitória de 6 x 2 sobre o Fluminense. Na copa de 58 depois do empate contra a Inglaterra, Nílton Santos, Bellini e Didi exigiram a escalação de Garrincha contra a União Soviética. Em poucos minutos, Garrincha mudou toda a história do jogo. O Brasil venceu por 2x0, gols de Vavá, mas o grande herói foi Garrincha. O Brasil foi campeão do mundo em 58 e bi quatro anos depois, em Santiago do Chile. Nesta Copa, Pelé saiu no segundo jogo contra a Tchecoslováquia e não voltou mais a jogar no campeonato. Então Garrincha foi ponta, artilheiro, marcando gol de cabeça, de pe esquerdo e de falta. Mesmo com febre, desmantelou a mesma Tchecoslováquia, agora na final, por 3x1. Em sua volta ao Rio, arrasou o Flamengo na final em que o Botafogo chegou ao bicampeonato carioca de 1961 e 1962.
Garrincha foi considerado o mais habilidoso jogador que já existiu em todos os tempos sua capacidade de driblar e envolver seus adversários era impressionante. Pelo Brasil perdeu apenas uma das 61 partidas que fez com a camisa da Seleção. Em 1998, foi escolhido para a seleção de todos os tempos da Fifa, em eleição que contou com votos de jornalistas do mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário