domingo, 11 de abril de 2010

NILO BRAGA


Nilo Murtinho Braga
Atacante

Pequeno no tamanho, gigante na atuação”.
Apesar da baixa estatura Nilo tinha disposição para enfrentar os zagueiros. Veloz e habilidoso, usava essas virtudes para penetrar com facilidade nas áreas adversários para as finalizações, que, na maioria das vezes, resultavam em gol.
Essa foi a análise que “O Jornal” fez da estréia do atacante Nilo Murtinho Braga na equipe principal do Botafogo, em 4 de abril de 1920, no Torneio Início do Campeonato Carioca, disputado no estádio do Fluminense. O alvinegro não foi bem, sendo eliminado na segunda partida. Mas ganhou um de seus principais craques nas décadas seguintes.Alvinegro de coração, Nilo aprendeu a gostar do clube acompanhando o tio Oldemar Murtinho ao acanhado campo da Rua São Clemente, onde o time mandou seus jogos no campeonato de 1912.Nilo continuou nas equipes secundárias até 1921. A partir de então, seu relacionamento com o clube que amava foi de brigas, algumas, e vitórias, muitas. O Botafogo vivia agitada vida política, que culminou com o afastamento de Oldemar Murtinho, com o que não concordou o sobrinho.
Nilo voltou para General Severiano em 1927, ano em que o clube começou a formar o timaço que venceu cinco títulos no início da década de 30. Artilheiro implacável, Nilo marcou 30 dos 67 gols botafoguenses no torneio do mesmo ano, quatro deles num dia inesquecível: o da goleada de 9 a 2 sobre 0 Flamengo, em casa, a maior da história do clássico.
Peça fundamental nas partidas decisivas, Nilo marcou 69 gols na campanha do tetra em 1932, 1933, 1934 e 1935.

Nenhum comentário:

Postar um comentário