domingo, 11 de abril de 2010

PAULO CÉSAR CAJU



Paulo César Lima
16/06/1949
Rio de Janeiro - RJ
Ponta-esquerda e meia

Campeão da Taça Brasil, em 1968, pelo Botafogo; bicampeão carioca, em 1967 e 1968, pelo Botafogo;e campeão da Copa do Mundo, em 1970, com a seleção brasileira.

Pode-se afirmar, sem qualquer dúvida, que Paulo César Lima, o Caju, foi um dos jogadores mais polêmicos de todos os tempos.Nascido em 1949, na favela da Cocheira, no Rio de Janeiro, Paulo César tinha o mesmo sonho de qualquer menino pobre: fazer sucesso no futebol, e sair da miséria. Como a favela ficava no bairro de Botafogo, nada mais natural que ele fosse tentar a sorte no alvinegro de General Severiano.
Como não lhe faltava talento, logo foi aprovado para treinar no clube.Em 1967, aos 18 anos, Caju concretizou de vez seu sonho, ao se tornar jogador do time principal do Botafogo e participar de sua primeira temporada no Glorioso. Seu futebol habilidoso e provocador foi logo chamando a atenção, e em pouco tempo se tornou conhecido no Rio de Janeiro.
Na final da Taça Guanabara do mesmo ano, consagrou-se ao marcar os três gols da vitória do Botafogo por 3 a 2 sobre o América, de virada. Era apenas o começo da vitoriosa carreira.
Ainda em 1967, Paulo César foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira, e se tornou conhecido de vez, em todo o país.
Envolvido em confusões fora do campo, mas brilhando no Botafogo e na seleção, o ponta-esquerda participou da Copa de 70, no México, e ajudou o Brasil a conquistar a Jules Rimet, porém apenas como reserva. Naquele tempo, o Brasil era um verdadeiro celeiro de gênios, e estar no grupo já era motivo de alegria para qualquer jogador. "Sou o único tricampeão com fama de ruim", costumava dizer sobre si mesmo, devido à já espalhada fama de problemático.
Destro, sempre brigava quando era escalado na ponta-esquerda. Mas desfilava pela lateral do campo com a bola grudada aos pés. Era tão técnico que substituiu Gérson nas partidas contra a Romênia e Inglaterra, na Copa de 1970, sem afetar o ritmo do time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário