domingo, 11 de abril de 2010

ZAGALLO



Mário Jorge Lobo Zagallo
09/08/1931
Maceió - Alagoas
Ponta esquerda

A história da Seleção Brasileira praticamente se confunde com a história de Zagallo. Ninguém jamais esteve mais ligado a camisa verde e amarelo que o velho lobo. Atuou como jogador, técnico e coordenador- técnico. Zagallo teve mais de 230 participações na Seleção. É o maior vencedor na Seleção. Dos cinco títulos mundiais, esteve presente em quatro : 1958 e 1962 como jogador; 1970 como técnico e 1994 como coordenador-técnico. O velho lobo também esteve presente em 1998 quando o Brasil foi vice-campeão.
Campeão mundial como titular na Suécia, Zagallo mudou de equipe cerca de dois meses depois da Copa. Foi para o Botafogo. Em General Severiano, formou a melhor linha de ataque da história do clube, ao lado de estrelas como Quarentinha, Garrincha e Amarildo.
Zagallo conquistou o bicampeonato estadual em 1961/62. Nesse último ano, aliás, ainda pode comemorar o bicampeonato mundial pela Seleção Brasileira.
Pouco depois de encerrar a carreira de jogador, Zagallo começou a atuar como treinador, nas divisões de base do próprio Botafogo, em 1965. E não tardou para chegar ao comando da equipe profissional. Já em 1967, levou o Glorioso à conquista do título estadual. No ano seguinte, o bicampeonato.
No início de 1970, a maior glória como treinador. Com a demissão de João Saldanha a poucos meses da Copa do México, Zagallo assumiu a Seleção. Ele aproveitou a base do antecessor e ajudou a moldar o Brasil tricampeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário